21 anos da primeira ampliação vesical pela técnica que criamos.

Home / Blog / 21 anos da primeira ampliação vesical pela técnica que criamos.

June 3, 2019 Uncategorized

21 anos da primeira ampliação vesical pela técnica que criamos.

Ao completar em mais uma cirurgia esta sexta-feira, 21 anos desde o caso inicial feito por nós em junho de 1998, no menino Willian, uma bexiga de válvula de uretra posterior no Hospital São Paulo na UNIFESP, refleti sobre esta trajetória e me alegrei com 5 acontecimentos que vivenciei neste dia. A oportunidade de realizar uma medicina que inclui ASSISTÊNCIA, ENSINO E PESQUISA na prática e sem oportunismo esteve viva nestes cinco acontecimentos
  1. ASSISTÊNCIA: pudemos com esta cirurgia, tirar da fila de espera da AACD mais uma paciente com mielomeningocele e bexiga neurogênica, que há anos vivia com uma vesicostomia e usando fraldas. Ao completar mais de 500 pacientes operados, temos a certeza desta participação na vida de tantos pacientes, e uma constatação disso veio de vídeos no youtube de uma de nossas pacientes, a Denise Cardoso de Almeida que ao liderar um canal de autoajuda para pacientes com Mielomeningocele (Canal Mielando: https://www.youtube.com/channel/UCa61OQdzEcHzOelW96Zi8aQ) tem um vídeo específico sobre nossa técnica que já atingiu impressionantes 11 milhões e 500 mil visualizações.
  2. ENSINO: nesta cirurgia, participaram o Dr. Ricardo Di Migueli, nosso F32 (trigésimo segundo fellow de urologia pediátrica que estamos formando) e a Dra Rafaela Lima, R5 (residente de 5 ano de urologia da Faculdade de Medicina do ABC) que concluiu seu estágio de 3 meses na NUPEP-CACAU-AACD, treinando em uropediatria e uroneurologia.
  3. PESQUISA: recebemos nesta data a prova de mais uma publicação da técnica num livro de técnica cirúrgica em urologia pediátrica a ser publicado nos EUA pelo Dr.  Gundeti, urologista pediátrico da Universidade de Chicago. Esta técnica já tinha sido publicada no Campbell's e no Hinman's, duas bíblias da especialidade. Por fim, recebemos no mesmo dia mais um convite para palestra sobre Bexiga Neurogênica nos EUA, no congresso da AUA MidAtlantic. (American Urological Association) este ano.
Assim, só posso agradecer por tanta coisa boa acontecendo e sem dúvida tudo isso só foi possível pelo trabalho conjunto de um time de 6 urologistas que se unem por essa causa na NUPEP (www.nupep.org.br) e CACAU (www.cacau.org.br).

0 Comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Entre em contato e agende uma consulta